Vida home office

5 dicas para ajudar seu conteúdo fazer sucesso online

5-dicas-para-ajudar-seu-conteudo-fazer-sucesso-online

Ficamos horas fazendo planejamento, pesquisando, escrevendo e no fim não conseguimos o retorno desejado, o site não tem um tráfego interessante ou seu portfólio não causa o encantamento que você espera. Com intermináveis opções de sites, blogs e profissionais e tanta informação disponível na internet está cada vez mais difícil destacar seu conteúdo.

Mais importante que números grandiosos de audiência, o sucesso do seu conteúdo está na experiência positiva do seu usuário e o quanto ele aprecia a informação que você disponibiliza.

Este post não é uma fórmula de sucesso para web! Até porque não acredito na maioria delas. São apenas algumas dicas para ajudar você a desenvolver um olhar mais analítico quando pensar no conteúdo que escreve e como promove isso na internet. Como sempre digo: Não existe fórmula pronta quando se trata de web! Você precisa entender como essa grande engrenagem funciona e saber usa-la a seu favor.

5-dicas-para-ajudar-seu-conteudo-fazer-sucesso-online-2

1. Seja simples

A primeira regra para o sucesso do seu conteúdo na web é simplificar ao máximo a vida do seu leitor, consumidor ou cliente. Pense sempre muito simples e o ajude a encontrar o que procura. Reflita sobre o layout do seu site ou blog, na diagramação do seu portfólio e até em seus posts nas redes sociais. Como está url? Quantas etapas o usuário precisa cumprir para chegar até a informação desejada? Quantos elementos compõe o seu post? Tudo é complicado demais? Então simplifique!

5-dicas-para-ajudar-seu-conteudo-fazer-sucesso-online-1

2. Não tenha medo do espaço em branco

O espaço em branco proporciona designs mais limpos e uma melhor visualização do conjunto de elementos do material. Na internet, não é diferente! Principalmente para blogs de conteúdo, o espaço em branco é fundamental para manter o foco do leitor, facilitar sua leitura e guiar seus olhos para ver o que é realmente importante. Preste atenção nos espaçamentos do texto, nos títulos e subtítulos, deixe espaços entre as imagens e tome muito cuidado com backgrounds coloridos ou com elementos gráficos.

5-dicas-para-ajudar-seu-conteudo-fazer-sucesso-online-3

3. Preste a atenção nas formas e tamanhos de texto

O tema escolhido para o seu site é lindo ou o projeto gráfico ficou perfeito, mas você não deu muita atenção para o tipo da fonte e o tamanho? Temos um problema! Relembrando a dica #1, a vida do seu leitor ou cliente precisa ser simplificada ao máximo, então se o texto ficou pequeno demais ou a fonte não dá uma leitura legal, provavelmente ele já desistiu do seu conteúdo. Desde a página inicial até uma postagem individual no blog, o texto precisa ser limpo e ter um tamanho de fonte agradável aos olhos do leitor.  Cuidado com colunas e o uso excessivo de bold, itálico e subtítulo. Não use apenas para enfeitar, use com um objetivo: Chamar a atenção do leitor!

5-dicas-para-ajudar-seu-conteudo-fazer-sucesso-online-4

4. Instale o Analytics

Um passo essencial para melhorar seu desempenho e ter sucesso na web é saber interpretar como seu cliente ou leitor se comporta. Deixe de lado os infográficos generalizados sobre os horários e comportamento do usuário e dedique-se a interpretar as informações que a sua ferramenta de análise fornece. Google Analytics, Facebook, informações de negócios locais no Google + e outras inúmeras ferramentas que podem ser instaladas diretamente no WordPress podem ser uma fonte riquíssima de informações para entender melhor o tráfego do seu site ou blog, que tipo de conteúdo seu leitor mais aprecia e quais horários ele está mais ativo. A maioria é gratuita e muito fácil de usar!

5-dicas-para-ajudar-seu-conteudo-fazer-sucesso-online-5

5. Lembre-se que os hábitos na internet são diferentes

O ato de ler um impresso, como livro, jornal ou revista, é diferente de um blog e ter um cartão de visita em mãos é muito diferente de ver a página inicial da empresa na internet. Receber um portfólio por e-mail também causa uma experiência diferente de navegar pelo seu site ou seu perfil no Behance. É muito importante que você preste a atenção nestes hábitos, em um computador, tablet ou smartphone, o leitor perde o foco o todo tempo com notificações de Facebook, e-mails e outros aplicativos, então pense em textos com parágrafos curtos e botões importantes com fácil acesso.

O que vale mesmo é saber usar os recursos da internet a seu favor. Um jornal ou revista não permite interatividade com outros conteúdos publicados, então saiba usar links em palavras chaves do seu texto e mantenha o leitor por mais tempo com você. Um cartão de visita não permite ligar ou informar o endereço no mapa, por isso facilite a vida seu cliente com programações que disponibilize entrar em contato ou traçar a rota até sua empresa com facilidade pelo smartphone. No portfólio, encante com imagens lindas dos seus melhores trabalhos e forneça todas as informações necessárias sem enrolar demais. Diferente de muita coisa que a gente vê por aí, na internet o sucesso vem com olhar analítico e simplicidade!

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *