Vida home office

Apps para turbinar a vida Freelancer

Apps-para-turbinar-a-vida-Freelancer

Organizar todas as tarefas do dia é uma missão complexa, ainda mais quando se trabalha home office. Elaborar e seguir seus próprios processos de trabalho, estratégias organizacionais e planilhas pode até ser um desafio, mas não é impossível.

Como freelancer, você acaba executando mais funções que sua própria área de atuação, como financeiro, administrador e comercial, por isso é muito importante criar um sistema de trabalho super organizado para seu tempo render e não correr o risco de deixar um recebimento ou pagamento para trás.

Eu sempre amei Excel e uso muito para criar planilhas, criar cronogramas de ação e organizar meus recebimentos e pagamentos. Ele ainda faz parte do meu dia a dia, mas com a nova belezinha chamada smartphone e um mundo infinito de novos apps migrei algumas funções pra lá e estou adorando. Com tantas opções disponíveis é importante você pegar o seu bloquinho de papel e rabiscar antes. Liste tudo que você precisa para tornar seu processo de trabalho mais simples e depois comece a busca por um app que resolva seu problema.

Ainda sonho como um único app que consiga resolver todas as minhas necessidades, mas como ainda não rolou deixo a dica de quatro que uso diariamente.

Apps-para-turbinar-a-vida-Freelancer-trello

Trello

O aplicativo mais versátil da história e não é exagero! Com cada pessoa que converso ou que realizo trabalho em equipe descubro uma forma totalmente diferente de usa-lo. É o tipo de app que permite abusar da criatividade. Já usei para organizar filmes, livros, tarefas diárias, pauta de conteúdo da semana e compromissos da faculdade. Ele tem versões para navegador e app, calendário com alerta e permitir criar projetos compartilhados.

Ele cria listas em formato vertical e dentro delas você cria cards com checklist e espaços para comentários, anexar arquivos, definir data de entrega, tags e membros. Tudo nele pode ser configurado da maneira que você quiser e ainda é grátis!

 

Apps-para-turbinar-a-vida-Freelancer-wunderlist

Wunderlist

Um app para smartphone simples e muito fácil de usar. Você cria listas e dentro delas coloca suas tarefas com data, lembrete, notas e até subtarefas. É possível compartilhar, enviar por e-mail e imprimir todas as listas. Ele tem uma versão pro, mas eu uso o free há anos e me serve bem.

Você pode criar listas como “faculdade”, “filmes para assistir”, “lista de desejos”, “coisas para comprar” e relacionar tudo que precisa para a lista. É muito prático e está sempre na mão!

 

Apps-para-turbinar-a-vida-Freelancer-minhas-economias

Minhas Economias

De todos os apps de controle financeiro que testei este foi o que mais gostei. Ele é muito completo, permite que você cadastre mais de uma conta bancaria e pode programar pagamentos com lembrete. Ele é um pouco complicado de usar porque funciona sincronizado com o site, então muitas coisas você precisa fazer pelo navegador, mas vale a pena.

Logo que você abre o app ele te mostra o saldo, as contas que você programou vencimento, mas ainda não foram consolidadas, total de entradas e saídas do mês e um gráfico com a origem das suas despesas. Se conseguir criar uma rotina de lançar tudo o que comprar ou pagar seu saldo ficará sempre atualizado. É muito fácil e você faz rapidinho no celular.

Outra função legal é o Sonho! Você coloca qual é o seu sonho, a categoria, a data de realização e quanto custa. Ele te mostra quando você precisa economizar por mês e o planejamento certo para realiza-lo. Também é grátis!

 

Apps-para-turbinar-a-vida-Freelancer-toggl

 

Toggl

Este é uma adorável recém-descoberta! Comecei a usar faz pouco tempo e está me ajudando muito na organização das minhas horas de trabalho. Quando eu comecei a trabalhar freelancer criei uma grande tabela no Excel que lançava as horas trabalhas para cada cliente. Era importante para controlar quanto tempo levava para desenvolver o job e se o valor estava compatível com as horas trabalhas. Funcionava bem, mas era complicado ficar lançando e depois somando todas as horas do mês de cada cliente. Já com esse app ficou muito simples.

Ele é cronometro de horas trabalhas que permite dar nome ao trabalho, qual projeto ele faz parte e definir qual é o cliente. No fim do mês você só seleciona o que ver quer (projeto ou cliente) e ele te dá todas as horas somadas. Ainda mais legal é que ele funciona sincronizado com o Trello, então você pode fazer a contagem de horas dentro do próprio card que criou para esse projeto.

Se você dedica parte do tempo todos os dias para um mesmo projeto, pode pausar o timer e ativar novamente quando voltar a trabalhar nele. Ele também te apresenta um lindo gráfico semanal com todas as horas trabalhadas. A versão pro tem alguns recursos extras e permite que você coloque o custo da hora para já saber quanto vai faturar com aquele projeto. Eu ainda uso a versão free e faço esse calculo no Excel, mas o app é tão bom que estou pensando em fazer um investimento.

 

Apps-para-turbinar-a-vida-Freelancer-todoist

To do ist

Outra recém descoberta por indicação dazamiga (valeu Thali!). Ele é muito simples, design limpo e muito eficiente. Você cria um projeto, coloca todos os seus afazeres com o prazo certinho e ele te avisa quando estiver na hora de se dedicar a aquela tarefa.

Está sendo perfeito para mim, pois criei uma planilha day planner com planejamento de horas de trabalho para não ficar perdida me dedicando demais a uma coisa e acabar me esquecendo das outras. Lancei tudo no To do ist e ele me avisa quando está na hora de começar o próximo trabalho. Ele tem uma versão grátis muito boa que funciona bem no navegador e app! Eu sei que existe relógio, mas eu sempre me esqueço do tempo, principalmente quando estou escrevendo! Hahahahaha

Já usa algum deles? Conhece outro diferente? Indica aí pra gente 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *