Vida home office

Cinco dicas simples para melhorar sua vida home office

home-office

Quando decidi trabalhar home office fui atrás de muita informação, depoimentos e conselhos de amigos que já trabalhavam assim. Toda mudança é complicada e não queria me frustrar quando enfim conseguia realizar meu sonho de trabalhar em casa.

Tudo é um processo de adaptação e autoconhecimento, por isso a primeira coisa que precisamos fazer é entender prós e contras, e principalmente, se conhecer muito bem! Ainda não consigo falar muito sobre o assunto, porque esta é a minha rotina há apenas três meses, mas deixo algumas sugestões que funcionaram comigo para amenizar o baque da mudança e ajudar no processo de adaptação desta nova – e MARAVILHOSA – vida profissional.

Tenha uma rotina leve, mas tenha uma rotina

A não é só importante para conseguir realizar um trabalho de qualidade e entregar o material no prazo. Li muita coisa falando que o corpo precisa de uma rotina para ser saudável, ou seja, começar a trabalhar um dia cedo, outro dia começar tarde e estender até de madrugada deixará seu corpo confuso e você ficará sempre cansado.

Mesmo que queira trabalhar menos horas e fora do padrão das empresas estipule um horário de início e fim, e principalmente, um horário de sono. Deixe para extrapolar quando surgir um trabalho extra ou para as maratonas de início de temporada que estão chegando no Netflix!

Eu sempre tive muito problema com horários e quando comecei a trabalhar em casa fiquei ainda mais perdida. Me sentia mal por trabalhar de pijama e não conseguia encaixar um tempo para fazer uma atividade física. Ficava enrolando a manhã toda, não fazia muita coisa e me apertava na parte da tarde.

Pra mim, estar pronta para trabalhar é estar minimamente arrumada, pode ser uma roupa beeeem confortável, mas não é pijama. Então, criei uma rotina simples: Acordo, pratico meu yoga e meditação, alimento minhas cachorras, tomo banho e pronto. Enquanto tomo meu café dou uma enroladinha na internet e depois começo a trabalhar. Quando estou mais cansada faço uma pausa no almoço, senão volto logo para o computador.

Com essa rotina acabei com o problema do pijama e com toda essa movimentação a preguiça vai embora cedinho 🙂

home-office-2

Sua primeira tarefa do dia precisa ser muito simples

Defina uma tarefa muito simples para ser a primeira do dia. Parece uma coisa muito idiota, mas comecei a fazer depois que li o livro da Marie Kondo e funciona. Não vale tomar banho, escovar os dentes ou qualquer coisa que já faz parte da sua rotina. Tem que ser algo novo para você e simples de realizar.

Por exemplo: Eu tinha a feia mania de nunca arrumar a cama (olha eu abrindo o coração aqui) e coloquei como minha primeira tarefa do dia deixar ela arrumadinha todas as manhãs. Então eu levanto e essa é a minha missão. Como é simples, você executa sem dificuldades, mas passa o dia inteiro mais animado e satisfeito porque já tem um “ok” no seu checklist do dia. É serio, funciona e a sensação é ótima!

Invista em um lugar confortável e inspirador

Desde que comecei há passar mais tempo no meu cantinho home office já mudei tudo de lugar umas quatro vezes e agora estou começando a ficar satisfeita. Trabalhar em casa não significa passar horas com o notebook no sofá ou na cama – sua coluna agradece – então é muito importante ter um espaço agradável e adequado.

Coloque calendários, quadros de inspiração, objetos fofos na mesa ou qualquer outra coisa que ajude você a trabalhar com animação, inspiração e conforto.

home-office-1

Você é seu primeiro cliente

Estava conversando com uns amigos sobre isso na semana passada. Nós temos a infeliz mania de esquecer que também somos cliente. Fazemos planejamentos incríveis para os outros, mas não conseguimos nem planejar direito o conteúdo que vai para a própria fanpage.

Você sempre será seu primeiro cliente! Pense com carinho tudo o que quer para o seu site, blog, fanpage, newsletter ou qualquer outra informação. Eu anotei em meu caderninho todas as estratégias, cronogramas, planejamentos, criei modelos de planilhas e até como vão funcionar as contas de e-mail e agora estou começando a me organizar. No começo tudo é mais fácil, então não deixe acumular!

Converse com pessoas

Se tem uma coisa que a gente sente falta quando trabalha em casa é aquele bate papo na hora do café ou a fofoca rápida na cozinha. Não deixe nunca isso te desanimar! Combine de trabalhar em um café com um amigo ou marque um almoço gostoso com alguém (uma vantagem é que dá até para estender um pouquinho do horário normal). Espaços coworking também são ótimos para conhecer pessoas e sair um pouco de casa!

Ainda quero fazer mais posts falando sobre a vida home office, então acompanhe sempre a sessão Love your work!

Também trabalha home office? Tem alguma dica? Fala aí nos comentários!

2 Comments

  • Rosangela Nogueira

    Eu trabalho em casa a 4 anos tenho um ateliê, mas infelizmente ainda não consegui ter essa rotina que tanto dizem importante creio que está próximo de acontecer comecei 2016 determinada kkkkkkk, mas não troco esse serviço por nada pois já trabalhei em empresas de confecção, mas nada como ter liberdade nos horários e desenvolver projetos que você acredita, Joy Bandeira te desejo todo sucesso pois vc merece, precisamos marcar um café;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *