Vida home office

Como melhorar sua produtividade no trabalho

produtividade no trabalho 02

Produtividade no trabalho é sempre um assunto polêmico. Um dia alguém inventou que pessoa importante é aquela que sempre está ocupada e tem muitas coisas para fazer. Se eu pudesse conhecer esta pessoa teríamos uma conversa séria!

O que vejo hoje são profissionais cheios de compromissos e correndo atrás de todas as tarefas anotadas na agenda como loucos descontrolados. Nós paramos de ter controle sobre nosso tempo e vivemos subordinados aos nossos prazos e compromissos. Ser mais produtivo é conseguir gerenciar todas estas questões e principalmente, saber identificar o que é mais importante.

Pra mim, você pode ser produtivo de duas formas: De um lado você tem “os profissionais máquinas” que entregam a quantidade de tarefas exigidas no seu tempo de trabalho, sem questionar nada, sem aprender nada ou pensar em nadinha. Do lado contrário há aquele que entregar apenas três ou quatro tarefas bem concluídas, avaliando todas as possibilidades, melhorando processos e conseguindo aprender muito, porque participa ativamente.

O mais importante é que é você quem escolhe qual tipo de produtivo quer ser. Se a sua escolha é a segunda opção, aqui tem algumas dicas para melhorar sua produtividade!

produtividade no trabalho 04

Diminua a quantidade de tarefas na sua lista

Quando você lota a sua agenda de afazeres pode correr o risco de se perder no meio do caminho, afinal imprevistos acontecem! Distribua melhor suas tarefas entre a semana e priorize apenas duas ou três para o dia, para conseguir focar toda a sua energia nelas. Todo mundo tem sempre muita coisa para fazer e com um pouco de planejamento é possível resolver tudo. Melhor ter a sensação de três tarefas bem resolvidas do que 15 incompletas. Não é mesmo?

Mude sua forma de pensar

Fomos educados a pensar de forma tradicional e linear, e aí que está o problema! Imagine a coisa mais importante que você precisa fazer em um círculo central e todas as suas outras tarefas em círculos menores em volta dela. Resolvendo o problema central você já pode eliminar vários menores e vice versa. O importante é sempre pensar no todo e não apenas na etapa seguinte.

produtividade no trabalho 03

Não trabalhe sozinho

Se você fizer as contas do tempo que demora para fazer algo que não domina vai ver o quanto está perdendo do seu precioso tempo e dinheiro. Calculando o tempo de demorou e quanto custaria para terceirizar aquela parte com alguém, vai ver que não vale a pena. Tenha parceiros e não se mate tentando fazer tudo sozinho.  Assim você consegue se dedicar ao que gosta mais e fica mais produtivo.

Descubra qual é a sua rotina

A gente já falou aqui o quanto é importante ter uma rotina. Você funciona melhor de manhã? Então priorize as tarefas mais importantes para este horário. Se você fica mais cansado em alguns períodos do dia, tente descansar alguns minutinhos, dê uma volta ou veja algo que te distraia um pouco. Não somos máquinas, então entenda você e os sinais que seu corpo dá para melhorar a produtividade.

Mantenha sua mente ativa

Sabe aquele famosa frase que diz que quanto mais a gente dorme mais vai querer dormir? Nossa mente funciona da mesma forma! A preguiça vai nos deixando lentos e tudo se torna difícil mais. Tenha uma mente ativa, esteja sempre lendo algo, vendo algo, buscando aprender coisas que melhorem seu raciocínio e sua criatividade. Assim você estará produtivo sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *