Cinema

Filmes inspirados nos clássicos de Jane Austen

jane-austen

Você pode me perguntar quem é minha escritora favorita hoje, amanhã ou em qualquer momento da vida que a resposta será sempre a mesma: Jane Austen!

Desde a minha adolescência ela ganhou meu coração de uma forma tão sincera que qualquer tipo de amor literário que venha em sequência será secundário. Fica aí a dica presentes para qualquer ocasião! hahahaha Austen é uma das maiores escritoras inglesas que já existiu, soube como poucos usar a ironia de uma forma muito inteligente e, mesmo com muita discussão a respeito, acredito também que ela contribuiu muito para o movimento feminista.

Além dos conhecidos Sense and Sensibility, Pride and Prejudice, Mansfield Park, Emma, Northanger Abbey e Persuasion, ela ainda deixou algumas obras inacabadas e vários textos soltos. Ainda não consegui ler todas as obras e assistir todos os filmes inspirados em suas criações, mas se você quer mergulhar no universo de Austen e conhecer um pouco mais sobre as obras desta escritora maravilhosa deixo a dica de alguns filmes e séries que já assisti!

Prepara o Netflix, a pipoca e o refri. É bem provável que precise de alguns lencinhos também!

jane-austen-amor-e-inocencia

Amor e Inocência

Vi essa semana! O filme não é muito novo e conta a história da Austen, mas mesmo amando Anna Hathaway e James McAvoy estava morrendo de medo de ser ruim ou ficar com cara de romancinho água com açúcar, aí fiquei enrolando para assistir. Que bom que eu estava errada!

O filme é delicioso, com aquelas maravilhosas paisagens inglesas e um retrato bem fiel sobre o que se conhece dela. Não se sabe muito sobre a vida amorosa de Jane Austen, além de Thomas Lefroy, e o roteiro respeita bastante isso sem ficar fantasiando demais.

Se você já conhece Pride and Prejudice vai ficar encantado com as características da família de Jane que inspiraram os personagens da obra. Ela começa escrever a história durante o filme então o coração pula quando ela aparece escrevendo alguns trechos do livro e, pela primeira vez, surge o nome Mr. Darcy. É lindo <3  Trailer aqui!

jane-austen-clube-de-leitura-de-jane-austen

Clube de leitura de Jane Austen

Com roteiro e direção de Robin Swicord, diretora maravilhosa de O curioso caso de Benjamin Buttom, Memórias de uma gueixa e Adoráveis Mulheres, o filme  é uma adaptação do livro de Karen Joy Fowler. Na história, cinco amigas criam um clube de leitura para discutir os principais romances de Jane Austen e ajudar uma delas que está sofrendo com um divórcio doloroso.

O filme é sensível e super comovente. É lindo ver como a vida de cada membro do clube se mistura com o romance de Austen que escolheram para ler. Ainda conta com a simpatia de Emily Blunt (ainda vou escrever algo só sobre filmes delas), Hugh Dancy e Marc Blucas. Uma delícia de assistir! Trailer aqui!

 jane-austen-emma

Emma

Para mim, Emma é a obra mais leve de Jane Austen. Toda a história tem um tom mais divertido, com uma heroína – bonita, rica e mimada – que se declara imune à atração romântica e sem interesse nenhum por todos os homens que conhece. O mesmo estilo continua no filme que é estrelado por Gwyneth Paltrow.

É muito engraçado ver Emma assumindo a função de casamenteira e mestre em conselhos sentimentais das amigas sem nunca ter se quer gostado de alguém. É um filme gostoso de ver e com um figurino dos sonhos. Outra delícia de assistir! Trailer aqui!

jane-austen-razao-e-sensibilidade

Razão e Sensibilidade

Uma das obras que mais gosto, deixei a minha preferida por último, mas preciso dar um aviso aos navegantes: É só tragédia!

A sensação que eu tenho ao ver o filme ou ler o livro – estou lendo pela segunda vez – é a mesma que os filmes do Nicholas Sparks causam. Quando tudo começa a melhorar algo acontece. O filme inteiro você quer abraçar as irmãs Elinor e Marianne porque como elas sofrem! Lembra dos lencinhos? Provavelmente você vai usar bastante aqui.

Mostrando um lado menos romântico da realidade da mulher do século XIX, as duas irmãs sofrem com dificuldades financeiras e a falta de expectativas de encontrar o amor. Emma Thompson dá vida a Elinor e Kate Winslet interpreta lindamente Marianne. A história tem muita sofrência, mas é linda e vale muito a pena assistir!

O fime levou o Oscar de melhor roteiro adaptado, o BAFTA e o Golden Globe de melhor filme! Trailer aqui!

 

Agora vamos falar de coisa boa. Vamos falar de Orgulho e Preconceito <3

jane-austen-orgulho-e-preconceito

Quando eu li Orgulho e Preconceito pela primeira vez não conhecia muito Jane Austen, minha paixão foi pelo romance cheio de erros e acertos, uma protagonista que foge a todos os estereótipos da época e um cavaleiro que é lindo, mas nem um pouco perfeito. Muito mais próximo da vida real do que a maioria dos romances! Como ainda quero fazer um post só falando sobre ele, vamos direto para as dicas!

jane-austen-orgulho-e-preconceito

Orgulho e Preconceito – Filme

Com Keira Knghtley como Elizabeth Bennet, Matthew Macfayen de Mr. Darcy e direção de Joe Wright (Peter Pan e Anna Karenina) o filme é uma adaptação muito linda do livro. A maioria os diálogos importantes foram preservados e algumas cenas diferentes foram criadas que ficaram tão lindas quanto o livro. Se você conseguir assistir o DVD ainda tem uma surpresinha: Um final alternativo que rodou só nos EUA. Uma cena de pouco mais de 3 minutos tão cheia de amor que faz derreter qualquer coração!

jane-austen-orgulho-e-preconceito-bbc

Orgulho e Preconceito – Série

A maravilhosa obra de Jane Austen contata em 6 episódios com a presença mais que perfeita de Colin Firth, como Mr. Darcy <3 Pronto, não preciso falar mais nada!

Brincadeira! A série foi produzida em 1995 e lançada pela BBC. Com muito mais tempo que o filme, os personagens aparecem mais e alguns diálogos lindos do livro também, com mais destaque. A produção foi homenageada em várias premiações e a cena de Colin Firth, como Mr. Darcy, saindo do lago com a camisa branca molhada foi considerada “um dos mais inesquecíveis momentos da história da TV Britânica.” Agora sim você tem todos os motivos do mundo para assistir! Um trechinho aqui!

jane-austen-orgulho-e-preconceito-e-zombies

Orgulho e Preconceito e Zombies

O livro inspirado no romance de Austen foi adaptado e chega aos cinemas este mês. Depois da Inglaterra ser devastada por uma praga, no século XIX, começam aparecer zumbis. Sim, zumbis. Então a maravilhosa heroína Elizabeth Bennet, mestra em artes marciais e no uso das mais diferentes armas se junta as suas irmãs e Mr. Darcy para combater a invasão de mortos-vivos. Lili James (#sualinda) interpreta Liz e Sam Riley dá vida ao Mr. Darcy.

Eu não li o livro ainda, mas já estou acompanhando pra ver quando o filme chega aqui! Não sei o que esperar, mas parece interessante.  Dá uma espiadinha no trailer!

Acabei postando só os filmes que já assisti, mas existem outras milhares de adaptações que vou indicando com o tempo! Acho que vou criar uma sessão aqui no blog só sobre Jane Austen, o que acham? Legal ou coisa de #migasualoka?

Para mostrar que meu amor é declaro e sincero, olha que lindo o presentinho que ganhei da miga (beijos Thali!) de aniversário <3

jane-austen-joy

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *